www.cmcachoeirinha.rs.gov.br

Câmara conhece experiência sustentável da Unisinos Porto Alegre

E-mail Imprimir PDF

Aliar o ambiente urbano ao convívio sustentável. Este é um dos objetivos no novo campus da Unisinos Porto Alegre. Durante a tarde desta quarta (24/05), o presidente da Câmara de Cachoeirinha, vereador Marco Barbosa, e o chefe de gabinete, Fabrício Preto, estiveram conhecendo a experiência positiva implementada no prédio inaugurado em março deste ano. Tarso Carneiro,engenheiro destinado pela Reitoria para apresentar a estrutura do campos, relatou as ações de sustentabilidade projetadas durante 5 anos, inspiradas em experiências de universidades dos EUA, da Espanha e da Coreia do Sul.
A Unisinos é pioneira na região no investimento em um telhado verde, ocupando um total de 2.776 metros quadrados instalados em toda obra. A intensão da visita ao novo campus é buscar as boas práticas de sustentabilidade, em vista da fase inicial do projeto de reforma do telhado da Câmara de Cachoeirinha. Segundo Marco Barbosa, a necessidade de melhorar o telhado da casa legislativa deve estar ligada à um projeto bem executado, pensando em economia de energia elétrica e reutilização da água da chuva.
Para os próximos meses, inicia a fase de estudos para elaboração do projeto, objetivando instalar no novo telhado a captação da água da chuva para armazenamento em cisterna, podendo ser reutilizada nos banheiros e pátio. O projeto também quer iniciar a instalação de sistema solar fotovoltaico, buscando reduzir consideravelmente os gastos com energia elétrica.

última atualização em Sex, 02 de Junho de 2017 13:05