www.cmcachoeirinha.rs.gov.br

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Bem vindos à Câmara de Cachoeirinha

Frente Parlamentar de Fiscalização das obras de ampliação do Hospital Padre Jeremias se reuni

E-mail Imprimir PDF

Na tarde desta quarta-feira, dia 29 de julho de 2015, na sala das Comissões da Câmara de Cachoeirinha aconteceu na reunião da Frente Parlamentar que cuida das obras de ampliação do Hospital Padre Jeremias. Presentes na reunião os Vereadores  Rosane Lipert e João Tardeti, a Sra. Angélica representando ao administração do Hospital Padre Jeremias e os assessores dos Vereadores Jussara Caçapava, Antônio Teixeira e Irani Teixeira.

A representante da administração do Hospital apresentou dados referentes as obras de reforma do Centro de Material Esterilizado e de duas salas de cirúrgicas que totalizaram 228 mt², que utilizarão a verba já depositada que foi conquistada na consulta popular do estado.

última atualização em Qua, 29 de Julho de 2015 16:24
 

Via laterais vão trazer mais desenvolvimento para a região

E-mail Imprimir PDF

O início dos estudos para as novas vias laterais da BR 290 esteve em discussão na Câmara Municipal, na noite desta segunda, 06 de julho. Autoridades políticas e entidades representativas de Cachoeirinha, Viamão, Gravataí e Alvorada puderam conhecer melhor o projeto que mudará a relação destes municípios com a Free Way.

A reunião foi proposta pelo Movimento Livre Acesso à Free Way e contou com a presença de Thiago Vitorello, diretor-presidente da Triunfo Concepa, e Eduardo Bergmann, engenheiro da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Marco Barbosa coordenou a mesa de debates, que também contou com a participação de Marco Alba, prefeito de Gravataí, Professor Serginho, prefeito de Alvorada, Gilso Nunes, vice-prefeito de Cachoeirinha, José Stédile, deputado federal, Miki Breier, secretário estadual do trabalho e desenvolvimento social, e Paulo Baltazar, secretário municipal de planejamento. A plenária também contou com a forte participação de vereadores e secretários de Cachoeirinha e Gravataí.

Vias laterias são viáveis

Segundo Thiago Vitorello, mesmo ainda na fase inicial dos estudos, já se pode adiantar a complexidade deste projeto, tendo em vista as condições topográficas e de densidade florestal alta em diversos trechos da Free Way. A análise de viabilidade técnica e econômica vai levar em conta o grande salto de desenvolvimento que esta região pode ter com o acesso a estas vias.

De acordo com o estudo, esta via alternativa deverá sair do quilômetro 64, próximo à GM em Gravataí, chegando até o quilômetro 96, nas proximidades da Arena do Grêmio. Em alguns trechos, haverá a necessidade de instalação de elevadas, devido às condições do solo, nos mesmos moldes do projeto construído na BR 448. O estudo também quer incluir a necessidade de acesso à Alvorada, possibilitando novas vias de interligação entre os municípios, gerando mais desenvolvimento.

Outra novidade que está ligada a este projeto é o deslocamento da praça de pedágio de Cachoeirinha para após a intersecção com a ERS 118. A construção das vias marginais inviabiliza a permanência de pedágio, liberando o acesso para o usuário de curta distância. Esta novidade vai afetar diretamente o trânsito na avenida principal de Cachoeirinha, desafogando o fluxo de veículos que utilizam a cidade como via de acesso à Porto Alegre.

O projeto também destaca a necessidade de ciclovias ao longo de todo o trecho, considerando a condição topográfica plana da superfície e dando maior mobilidade à população. Além disso, está previsto a necessidade de iluminação da via e planejamento para futura instalação de BRTs.

Mobilidade Urbana é uma luta de toda a região

Marco Barbosa, coordenador do movimento Livre Acesso à Free Way, destacou a importância deste estudo para a nossa população. Teremos um reflexo direto no desenvolvimento da região, gerando um novo olhar sobre a Free Way. “As vias marginais vão mudar a nossa relação com a BR 290. Até agora estivemos de costas para a Free Way”, ressaltou Marco.

Também destaca-se a forte presença dos municípios vizinhos neste movimento. “A participação dos prefeitos Marco Alba e Serginho, de Gravataí e Alvorada, bem como o apoio do prefeito Vicente Pires, reforçam a importância desta luta para a região metropolitana”, destacou Marco.

última atualização em Ter, 07 de Julho de 2015 14:46
 

Representante da Paróquia São Vicente de Paulo fala na Tribuna Popular

E-mail Imprimir PDF

A 21ª Sessão Ordinária da Câmara que ocorreu nesta terça-feira, dia 23 de junho de 2015, contou com a presença da população que lotou as dependências da Casa Legislativa em decorrência das homenagens que o Legislativo prestou a entidades como também acompanhar a aprovação dos projetos votados na ordem do dia.

A tribuna foi utilizada nesta sessão pela Paróquia São Vicente de Paulo nas pessoa do Padre José Brand que veio até o poder Legislativo para informar e convidar a todos para as atividades alusivas as comemorações dos 60 anos da Paróquia.

Foram aprovadas por unanimidade as seguintes moções:

Moção de Congratulações à Paróquia São Vicente de Paulo, pelos seus 60 anos de história. Autoria: Vereador Marco Antônio Cardoso Barbosa.

Moção de Congratulações ao 26º Batalhão de Polícia Militar, em especial à Patrulha Comercial. Autoria: Vereadora Jacqueline Camargo dos santos Ritter e Rubens Otávio Steigleder Ohlweiler.

Também na ordem do dia foi aprovado o Requerimento de licença do Vereador Felisberto Xavier Espíndola Neto por motivo de doença (art. 18, inciso I, c/c art. 18, § 1º, do Regimento Interno).

última atualização em Qua, 24 de Junho de 2015 15:06
 


Pagina 1 de 56.

Pesquisar